O BANCO QUE ENTENDE OS SEUS VALORES

  • Home
  • Institucional
  • Equipa de Gestão

Equipa de Gestão do Grupo BiG

A actual equipa de gestão combina um espírito pioneiro e um histórico de inovação e rentabilidade de várias décadas, que formam a base do modelo bancário único de investimento especializado do BiG.

Carlos A. Rodrigues

Presidente & CEO

Licenciado em Finanças pelo Instituto Superior de Ciências Económicas e Financeiras da Universidade Técnica de Lisboa, iniciou a sua carreira profissional em Nova Iorque em 1977, onde atingiu a posição de Vice-Presidente Sénior de um dos maiores Bancos norte-americanos, o Manufacturers Hanover/Chemical Bank, actual JP Morgan Chase. Estabeleceu e liderou o primeiro Banco privado em Portugal após a liberalização do sector em 1984. Foi Country Manager, Chairman e CEO do Banco Chemical entre 1987 e 1996, e Vice-Presidente de um dos maiores grupos financeiros nacionais entre 1996 e 1998. Entre outras actividades relacionadas com a comunidade, foi Presidente da Câmara de Comércio Americana em Portugal durante 17 anos, membro do Board of Governors do St. Julians School e membro da Comissão Fullbright em Portugal. Em 1999 fundou o Banco de Investimento Global, onde exerce as funções de Chief Executive Officer (CEO).

Nicholas Racich

Vice-Presidente & COO

Nasceu nos EUA, é mestre em Letras pela Universidade da Pennsylvania, frequentou o Doutoramento em línguas românicas e fez uma pós-graduação na Wharton School of Business. Iniciou em 1980 a sua carreira bancária em Nova Iorque no Banco Manufacturers Hanover/Chemical e veio para Portugal em 1984 com a abertura do Banco Chemical de 1987 a 1998. Ao longo dos mais de trinta anos de experiência profissional na área financeira, tanto a nível nacional como internacional, assumiu vários cargos de topo na Banca em áreas Corporate, Mercados Capitais, Retalho especializado e Gestão de Risco. Foi Co-Fundador do BiG em 1999, onde exerce as funções de Chief Operating Officer (COO).

Paulo Figueiredo

Administrador

Mestre em Engenharia Informática e de Computadores pelo IST. Alumnus de Harvard com graduação no Advanced Management Program, pela Harvard Business School, formação executiva em Strategic Banking Management pelo INSEAD e em Strategic Marketing pela London School of Economics. A sua carreira iniciou-se em 1994 no sector da banca de investimentos tendo assumido cargos de direcção a nível da gestão de tecnologia num banco de investimento internacional bem como num grupo bancário nacional. No BiG é responsável pelas Tecnologias de Informação, R&D e Operações.

Mário Bolota

Administrador

Licenciado em Gestão e Administração de Empresas pela Universidade Católica, onde foi docente a partir de 1994. Iniciou a sua carreira em banca de investimento em 1993 num dos principais bancos europeus, tendo-se especializado em gestão de equipas multidisciplinares, assessoria financeira e coordenação de diversas operações de Corporate Finance, incluindo emissões de capital e dívida, fusões, aquisições e privatizações, tanto de empresas nacionais como internacionais. Adquiriu também especialização na estruturação e execução de produtos financeiros e soluções de gestão de risco para Clientes Institucionais. No BiG é responsável pelo segmento de Clientes Institucionais e Empresas, coordenando as actividades de Corporate Finance, Corporate Development / Institucional e Contabilidade.

Ricardo Pinho

Administrador

Licenciado em Gestão pela Richmond University no Reino Unido e Pós-Graduação em Derivados na Universidade Católica Portuguesa. Iniciou a sua carreira em banca de investimento em 1995, assumindo responsabilidades em diversas vertentes dos mercados de capitais no Banco Chemical (Portugal) S.A.. No BiG é responsável pela área de Mercados de Capitais e Tesouraria.

 

Equipa de Gestão do BiG Moçambique

Salvador Namburete

Chairman

Licenciado em Economia pela Universidade Eduardo Mondlane, onde foi docente de Macroeconomia e Economia Internacional. Mestre em Comércio e Finanças Internacionais pela Universidade de Lancaster e Mestre em Corporate Finance pela American University. Em 1996 destacado como Conselheiro Económico junto da Missão Permanente de Moçambique em Nova Iorque e mais tarde junto da Comunidade Europeia em Bruxelas, Bélgica e junto da missão Permanente de Moçambique junto do Escritório das Naçoes Unidas em Genebra. Desempenhou as funções de Vice-Ministro do Comércio e da Indústria de 2000 a 2004 e de Ministro da Energia de Moçambique de 2004 a 2014. No BiG Moçambique exerce funções de Chairman.

Sérgio Magalhães

Administrador

Licenciado em Matemática, com uma especialização em Ciências Actuariais, pela Universidade Nova de Lisboa e fez uma Pós-graduação em Mercados Financeiros, no ISCTE. Iniciou a sua carreira bancária no BNP Paribas, na área de Fundos de Pensões e no Banco BPI na área de investimento alternativos. Posteriormente, foi Managing Director da área de Tesouraria e Mercados do Banco Kwanza Invest, em Angola. Juntou-se ao BiG em 2003, onde desenvolveu a sua actividade na área de Mercados de Capitais e Tesouraria. No BiG Moçambique é responsável pela área de Mercados de Capitais e Tesouraria.

Joel Rodrigues

Administrador

Licenciado e Mestre em Economia com uma especialização em Finanças, pela Universidade Nova de Lisboa. Iniciou a sua actividade profissional como auditor na PricewaterhouseCoopers e como consultor estratégico na Capgemini. Juntou-se ao BiG em 2008, tendo-se especializado em assessoria financeira, tendo estado envolvido em diversos trabalhos de Corporate Finance incluindo privatizações, fusões e aquisições e emissões de capital e dívida. No BiG Moçambique é responsável pelo segmento de Clientes Institucionais e Empresas, coordenando as atividades de Corporate Finance e Corporate Banking.

BiG nas Redes Sociais