O BANCO QUE ENTENDE OS SEUS VALORES

  • Home
  • Institucional
  • Equipa de Gestão

Equipa de Gestão do Grupo BiG

Salvador Namburete – Presidente do Conselho de Administração

Salvador Namburete foi Ministro da Energia de Moçambique no período 2004-2014. Anteriormente, desempenhou as funções de Vice-Ministro do Comércio e da Indústria de 2000 a 2005. Em 2015 juntou-se ao projecto Banco BiG Moçambique, onde desempenha o cargo de Presidente do Conselho de Administração (Não Executivo). É Bacharel e Licenciado em Economia pela Universidade Eduardo Mondlane, Mestre em Comércio e Finanças Internacionais pela Universidade de Lancaster no Reino Unido e Mestre em Corporate Finance pela American University em Washington.

Pedro Noronha – Administrador e Coordenador da Comissão Executiva (CEO)

Iniciou carreira no Banco BiG em 1999, ao integrar a equipa de Tesouraria e Mercado de Capitais. Em 2005 juntou-se ao Grupo Santander, onde fez parte da equipa de Derivados em Portugal, Brasil e Espanha, com enfoque em mercados emergentes. Em 2015 juntou-se à corretora Fincor, onde desempenhou o papel de Director Executivo. Em 2018 integrou o projecto Banco BiG Moçambique, no qual desempenha actualmente a função de Coordenador da Comissão Executiva, e é responsável pelas áreas de Tesouraria e Mercado de Capitais, Front Office, Gestão de Activos, Operações e Sistemas de Informação. É Licenciado em Gestão pela Universidade Católica Portuguesa, com uma Pós-Graduação em Mercado de Capitais pelo ISCTE, tendo completado recentemente o Lisbon MBA.

Meul Gulabsinh – Administrador Executivo (CFO)

Licenciado em Gestão e Contabilidade pela Brunel University London e Mestre em Finanças com especialização em Corporate Finance pela Nova School of Business and Economics. Juntou-se à equipa de Corporate Finance do Banco BiG em 2012, onde participou em vários mandatos de assessoria financeira e M&A, incluindo avaliações de empresas, privatizações e colocações de dívida e capital em diversos sectores de actividade, incluindo transportes e infraestruturas, energia e utilities. Em 2018 juntou-se à equipa do BiG Moçambique, onde desempenha actualmente a função de Administrador Executivo e CFO responsável pelas áreas de Corporate Finance, Contabilidade e Reporte, Risco, Recursos Humanos e Controlo Interno e Compliance.

Mário Bolota – Administrador

Juntou-se ao BiG em 1999. É Administrador desde 2001 e Presidente da Comissão Executiva desde Julho de 2019. Iniciou a sua carreira em banca de investimento em 1993 no Santander Investment, tendo desde então acumulado 26 anos de experiência no setor financeiro, desenvolvendo competências de gestão executiva de negócios e de equipas multidisciplinares em diversas áreas da atividade bancária, designadamente em Banca de Investimento, Banca Institucional, Private Equity/Venture Capital, Banca especializada na área da poupança e investimento, Contabilidade, Compliance/Regulação, Planeamento e Controlo, Gestão de risco e AML. Licenciado em Gestão e Administração de Empresas pela Universidade Católica Portuguesa, onde foi docente a partir de 1994. Participação no programa de Pós-Graduação GRID – Curso de Gestão de Risco e Instrumentos Derivados pela Universidade Nova de Lisboa e noutros programas de formação executiva.

Paulo Figueiredo – Administrador

Mestre em Engenharia Informática e de Computadores pelo IST. Alumnus da Harvard Business School, com graduação no Advanced Management Program, com formação executiva em Strategic Banking Management pelo INSEAD e em Strategic Marketing pela London School of Economics. A sua carreira iniciou-se em 1994 no sector da banca de investimentos tendo assumido cargos de direcção ao nível da gestão de tecnologia num banco de investimento internacional bem como num grupo bancário nacional. No BIG é responsável pelas Tecnologias de Informação, R&D e Operações.

Ana Rita Gil – Administradora

Pertence à equipa do BiG desde 1999, É Administradora desde Agosto de 2019, sendo responsável pelas áreas de Corporate Finance (Portugal e Espanha), Corporate Development e atividade do Banco em Moçambique. Iniciou a sua carreira em banca de investimento em 1995 no Santander Investment. Possui mais de 20 anos de experiência em banca de investimento, tendo coordenado diversos projetos de assessoria financeira, transações de fusões e aquisições, private equity e operações de Mercado de Capitais. Licenciada em Gestão de Empresas na Universidade Católica Portuguesa, onde lecionou durante 4 anos. Participação no programa de Pós-Graduação GRID – Curso de Gestão de Risco e Instrumentos Derivados pela Universidade Nova de Lisboa e no Accelerated Development Programme pela London Business School.

BiG nas Redes Sociais