O BANCO QUE ENTENDE OS SEUS VALORES

  • Home
  • Institucional
  • Equipa de Gestão

Equipa de Gestão do Grupo BiG

Salvador Namburete – Presidente do Conselho de Administração

Salvador Namburete foi Ministro da Energia de Moçambique no período 2004-2014. Anteriormente, desempenhou as funções de Vice-Ministro do Comércio e da Indústria de 2000 a 2005. Em 2015 juntou-se ao projecto Banco BiG Moçambique, onde desempenha o cargo de Presidente do Conselho de Administração (Não Executivo). É Bacharel e Licenciado em Economia pela Universidade Eduardo Mondlane, Mestre em Comércio e Finanças Internacionais pela Universidade de Lancaster no Reino Unido e Mestre em Corporate Finance pela American University em Washington.

Joel Rodrigues – Administrador e Coordenador da Comissão Executiva (CEO)

Mestre em Economia com uma especialização em Finanças pela Nova School of Business and Economics em Lisboa, tendo terminado em 2018 o Senior Executive Leadership Program da Harvard School of Business. Juntou-se à equipa de Corporate Finance do Banco BiG em 2008, tendo participado em vários mandatos de assessoria financeira e M&A, em diversos setores de atividade. Desde 2013 esteve envolvido no processo de internacionalização do Grupo para Moçambique através da abertura de uma subsidiária, na qual desempenha, desde 2015, a função de Coordenador da Comissão Executiva, sendo responsável pelos clientes empresariais e coordenando várias áreas do Banco, com destaque para Corporate Banking, Corporate Finance, Auditoria e Compliance, Operações e Sistemas de Informação.

Pedro Noronha – Administrador Executivo

Pedro Noronha iniciou carreira no Banco BiG em 1999, ao integrar a equipa de Tesouraria e Mercado de Capitais. Em 2005 juntou-se ao Grupo Santander, onde fez parte da equipa de Derivados em Portugal, Brasil e Espanha, com enfoque em mercados emergentes. Em 2015 juntou-se à corretora Fincor, onde desempenhou o papel de Director Executivo. Em Junho de 2018 integrou o projecto Banco BiG Moçambique onde será responsável pelas áreas de Tesouraria e Mercado de Capitais e Financeira. É Licenciado em Gestão pela Universidade Católica Portuguesa, com uma Pós-Graduação em Mercado de Capitais pelo ISCTE, tendo completado recentemente o Lisbon MBA.

Mário Bolota – Administrador

25 anos de experiência em bancos europeus, com foco em banca de investimento, gestão de equipas multidisciplinares e desenvolvimento de áreas de negócio. Acumula também sólidas competências em controlo interno, incluíndo gestão de risco e compliance. No BiG é o executivo responsável por Clientes Institucionais e Empresas, Corporate Development, Actividade internacional (Moçambique), Contabilidade e Reporte. Integra a nível do Grupo os Comités de ALCO, Compliance e All Risks. Licenciado em Gestão e Administração de Empresas pela Universidade Católica Portuguesa, onde foi docente a partir de 1994.

Paulo Figueiredo – Administrador

Mestre em Engenharia Informática e de Computadores pelo IST. Alumnus da Harvard Business School, com graduação no Advanced Management Program, com formação executiva em Strategic Banking Management pelo INSEAD e em Strategic Marketing pela London School of Economics. A sua carreira iniciou-se em 1994 no sector da banca de investimentos tendo assumido cargos de direcção ao nível da gestão de tecnologia num banco de investimento internacional bem como num grupo bancário nacional. No BIG é responsável pelas Tecnologias de Informação, R&D e Operações.

BiG nas Redes Sociais